(31) 2535.1234 - (31)9.7115.0524 / contato@cavallieri.com.br

A Música modifica o Cérebro!

Por:digitalpixel
Artigos sobre Música

09

out. 2014

A música modifica o cérebro

Um dos aspectos exclusivos do Homem é a habilidade de compor e apreciar música. Por todo o mundo, homens são capazes de dançar, criar e executar música. Por palavras do neurocientista Oliver Sacks (escritor de “Alucinações musicais”), a música não é apenas um veículo de comunicação. Ela, estritamente, modifica os nossos cérebros. Além disso um novo estudo confirma que a música é também capaz de aprimorar as nossas funções cognitivas.
De acordo com a nova pesquisa, crianças ao fazer aulas de música regularmente ampliam suas capacidades cerebrais pelo resto de sua vida adulta. Segundo pesquisa publicada na “PLOS One”, crianças que recebem aulas particulares de música por pelo menos dois anos revelam maior atividade cerebral nas áreas associadas às suas funções executivas – ou seja, os processos cognitivos que permitem aos seres humanos processar e reter informações, resolver problemas e regular comportamentos.

– “Como o funcionamento executivo do cérebro é um forte indicador das conquistas acadêmicas que as pessoas podem vir a ter (mais ainda que o tradicional QI), acreditamos que nossas descobertas têm implicações educacionais importantes” – afirma Nadine Gaab, do Laboratório de Neurociência Cognitiva do Hospital Infantil de Boston (EUA). “Enquanto muitas escolas estão cortando os programas de música e gastando mais tempo e dinheiro em testes preparatórios, nossas descobertas sugerem que o aprendizado musical pode, de fato, ajudar as crianças a alcançarem metas acadêmicas mais ambiciosas”.


Compartilhe: