Também chamado de Trumpete, Pistom e Trombeta é o instrumento de sopro da família dos metais mais agudo da orquestra!
Sua origem antecede a idade média, porém é neste período histórico, que o latão e outros metais, passam a ser utilizados em sua construção, desenvolvendo-se através dos tempos, até à forma como o conhecemos hoje em dia.
Existe a surdina que possibilita uma nova gama de timbres e também permite o estudante tocar com um volume de som menos intenso.
Para produzir som, começamos com uma inalação completa dos pulmões, e vibramos os lábios sob a ação da coluna de ar, durante a exalação.
Apoiamos o bocal do instrumento sob os lábios, transferindo esta vibração para o interior do instrumento, resultando imediatamente em SOM.
Ele possui três pistões (pistos, ou válvulas), onde através das 7 combinações, associadas sempre à vibração dos lábios, alcança o status de instrumento cromático, tocando todas as 12 notas musicais.
Sem os pistons o músico só tinha acesso aos harmônicos naturais do instrumento ficando muito mais restrito.
O Trompete é utilizado em vários estilos musicais, como o jazz, o chorinho, o samba, o rock, o pop, etc, assim como em várias formações musicais, como orquestras, grupos de câmara, grupos de casamento, naipes de sopros, etc.