Como surgiu a música? A música surgiu de várias formas diferentes, em lugares e situações diversas, com características variadas.
Antiguidade clássica: A música é modal e vinculada a visões de mundo, tendo grande importância na sociedade. Fazia parte do currículo escolar dos gregos, por exemplo. Ela servia, era um objeto de utilidade. Era comum atribuir poderes místicos à música. Com a visão grega, porém, nasce a idéia de apreciação da música. No entanto, ela nunca está isolada do canto ou da recitação poética.
Música Cristã Primitiva: A unificação da música em todo o império cristão, idéia de São Gregório (Papa Gregório – O Grande-540 D.C.), propôs um sistema monofônico em latim, onde havia somente o canto em uníssono. Posteriormente acrescentou-se uma quinta paralela à melodia. É o chamado Canto Gregoriano.
No final da idade média surgem os neumas para uma notação musical mais precisa, junto a um sistema de quatro linhas. É também aí que surgem os nomes das notas. Há as músicas trovadorescas, populares e não-religiosas, que empregam instrumentos de cordaspara acompanhar o canto.
Renascença: Nessa época, há uma cisão com o passado e na música não poderia ser diferente: experiências com motetos polifônicos propiciam uma melhor noção de pulso. A escrita musical se aprimora, sendo capaz de definir tempos relativos às notas. Os músicos eram considerados empregados, estando sempre vinculados aos mecenas. Muitas composições serviram de música de fundo de festas ou mesmo como “despertador” dosempregadores.
Barroco: É o auge da polifonia, quando encontramos Bach. A principal realização desse período é o sistema temperado ou tonal, compilado na obra “O Cravo Bem-Temperado”, do já referido autor. Essa obra redefine a linguagem musical usada até em nossos dias, tamanha a sua importância. Surgem vários gêneros musicais, tal qual a Tocata, e há a experimentação de novos instrumentos e modelos. Os músicos ainda dependem de empregos fixos. É neste período que o violino se torna popular na Europa.
Clássico: É deste período o piano e o violão modernos. A principal característica é a releitura do período barroco e a consagração do sistema tonal, mas alguns gêneros surgem, como a Valsa. Os músicos adquirem certa liberdade empregatícia, mas ainda não tem a liberdade de realizarem turnês. Mozart foi um compositor clássico.
Romântico: Nesta época, ainda se está muito condicionado à releitura dos temas clássicos e barrocos. A orquestração atual ganha sua forma. Surgem gêneros como o Noturno. Há o emprego de exagerada dinâmica e variação de andamento. Surge a música descritiva.
Modernismo: Negação da tradição legada por Bach, surgem o Serialismo, Atonalismo, Neo-modalismo, Dodecafonismo, dentre outros vários estilos. O maior representante do período é Claude Debussy. No Brasil, Heitor Villa-lobos.
Bibliografia pesquisada por Daniel Oliveira:
CANDÉ, Roland de, História Universal da Música: volumes 1 e 2; tradução Eduardo Brandão; revisão da tradução Marina Appenzeller: 2ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2001