Nasceu em Autlan mas cresceu em Tijuana também no México em 20 de Julho de 1947.Quando criança estudou trumpete e violino e só na adolescência começou a tocar guitarra. Em 62 a família mudou-se para San Francisco –EUA onde entrou em contato e fez parte da geração “ Flower Power”
Falando friamente, a carreira de CARLOS SANTANA pode ser mapeada em três diferentes fases. O período clássico para muitos foi o primeiro. Discos SANTANA (disco de Platina, ABRAXAS e SANTANA 3 . Neste, ele dividiu as luzes da guitarra principal com um espantoso jovem chamado NEIL SHON (na época com 16 anos e que mais tarde ingressou no grupo JOURNEY para um gigantesco sucesso) fez um grande impacto no histórico Festival de Woodstockem 1969 com a música “Soul Sacrifice” dentre outras.
Santana combinou as influências do seu passado Espanhol/Mexicano/Índio com o seu amor a B.B. KING e PETER GREEN para produzir uma vibrante mistura da pesada percussão latina (atéquatro percussionistas no palco ao mesmo tempo) , órgão Hammond e uma guitarra Blues/Rock.
Hits daquele tempo incluem “Oye Como Va” sucesso mexicano de Tito Puente, o instrumental “Samba pa Ti” e a música do grupo FLEETWOOD MAC “Black Magic Woman”.
O segundo período foi mais indulgente e não parecia muito concentrado. Sua abordagem tornou-se mais fusionada e sua colaboração com JOHN McLAUGHIN (disco LOVE , DEVOTION and SURRENDER ) junto com a descoberta do Budismo e outras seitas orientais (Sri Chinnoy) fez com que ele saísse da sua natureza musical e consequentemente perdesse muitos seguidores. Desde então, num esforço de buscar sua popularidade perdida ele perseguiu o sucesso com mais orientação vocal. Nos anos setenta seu som foi sofrendo modificações ora tendendo para o Jazz-fusion ora para o Pop-rock. Nesta época ele assegurou um enorme respeito entre os melhores músicos do mundo e trabalhou com alguns artistas como WAYNE SHORTER, JOE ZAWINUL, HERBIE HANCOCK e MILTON NASCIMENTO,
A terceira fase começou como o lançamento do disco Supernatural onde Santana convidou um cantor diferente para cada faixa e reapareceu nas MTVs de todo mundo com Smooth, Maria eCorazon Espinado. Os cds Shaman e All That I Am vieram depois confirmando o seu sucesso atual.
Embora no começo associado com a GIBSON Les Paul e SG usou também Fender Stratocaster com amplificadores Marshall no álbum “Shangó”; mais tarde com a guitarra YAMAHA SG2000 ele agora escolhia a PAUL REED SMITH (PSR) a qual ele denominou seu instrumento tenor. Musicalmente a principal preocupação de SANTANA é a pureza e autenticidade. E assim ele não usa nenhum efeito realmente. Ao invés disto ele pluga direto no seu velho amplificador “Mesa Boogie” (Mark I e Mark IV) e tradicionalmente marca o ponto no palco, para cada noite, onde ele achava que o som da sua guitarra não fica adulterado e soaria o melhor possível. Seus pedais são o “Ibanez Modulation Delay” e “ Wah-Wah Mutron”.
Sua escala escolhida é predominantemente a Dória, entrecortada por vezes pela Blues/Pentatônica. Ele também usa a escala Cromática nas notas de passagem e de vez em quando a Menor Harmônica para um swing mais latino. Seus solos usam o processo de composição por repetição e desenvolvimento de figuras e temas sem perder o momento ou o formato do solo.
Ele também ocasionalmente sustenta uma nota – algumas vezes por longos 16 compassos – sem adicionar nenhum vibrato (que é normalmente usado como “deixa” para os percussionistas improvisarem) Alguns dizem que ele faz isso como os trumpetes “Mariachi” da sua terra natal o México.