São divididos em 4 grupos e estão colocados na ordem que devem ser ligados da guitarra para o amplificador (input para output):
1. Filtro
2. Distorção (saturação)
3. Modulação
4. Ambiência
1) Filtro – Este tipo possui muitas variantes diferentes: compressores/limiter (comprimem a saída da onda fazendo com que o volume do som seja o mesmo independente da força do seu toque), sustain ( aumenta a duração da nota), equalizador (regulagem de grave,agudo e médio) , Wah-wah ( regulagem de grave-agudo através de um pedal em forma de acelerador de carro, para baixo fica grave e para cima agudo. É possível ele ser automático: Auto-wah), noise gate (tira o ruído característico do uso de muitos pedais em uma cadeia).
2) Distorção (saturação): Tem vários modelos: drive, overdrive, crunch, fuzz, distortion, lead, heavy metal, etc. Foi inventado por acaso quando guitarristas colocavam o volume do amplificador no máximo e conseguiam uma sonoridade diferente da original, com mais sustain e “sujeira”. Entretanto com o tempo o amplificador se deteriorava. Assim desenvolveu-se o pedal para não sobregarregar o amplificador. Atualmente muitos amplificadores vêem com a distorção já embutida que também não estraga o mesmo. Eles podem ser valvulados ou transistorizados. Ex. de marcas e modelos de pedais. Overdrive OD-3 e Distortion DS da “Boss”, Tube Screamer da “Ibanez”, Distortion da “MXR”.
3) Moduladores – Existem vários tipos diferentes: Chorus, flanger, phaser, trêmolo, vibrato, etc. Dá mais corpo ao som da guitarra, com mais harmônico e maior brilho. Alguns modulam o sinal alterando as ondas criando vibrações.
Harmonizer – Pitch – Este pedal dobra o som original fazendo soar mais uma guitarra ao mesmo tempo. Este novo som pode ser a mesma nota ou ainda uma oitava, uma quinta, uma terça ou até mesmo um acorde inteiro. Muito comum ser usado junto com um pedal de expressão para ter o domínio do efeito no momento desejado. Ex.Oitavador, Pitch Shifter, Harmonizer, Doubling, Step, Whammy, etc
4) Ambiência- Existem dois tipos básicos: Delay (“atraso” em inglês, este é o eco propriamente dito) e Reverb (dá a impressão de estarmos tocando em uma sala vazia sem móveis). Atualmente vários amplificadores vêem com um Reverb de mola já embutido. Exemplo. de marcas e modelos de pedais: Digital Delay da “Boss” e Behringer.
Todos esses pedais podem ser encontrados como um simples Pedal que você liga e desliga com o pé, como um Rack que fica numa estante como um aparelho de som para você mexer manualmente ou numa Pedaleira onde você encontra vários destes pedais em um só aparelho podendo salvar várias combinações em um determinado banco