Proposta Pedagógica

>>

Proposta Pedagógica

É principalmente na proposta da composição e arranjo que cada aluno colabora segundo seus interesses, trazendo suas preferências musicais e assumindo funções diversas no uso de suas habilidades, fazendo surgir o instrumentista, o arranjador, o cantor, o maestro e o ouvinte crítico.
Aqui, nós seguimos o interesse do aluno em mostrar o seu universo musical e, a partir dele, trabalhar um repertório. O nosso estudo então possui as cinco facetas indispensáveis para uma boa formação musical.

Exploração do potencial criativo que todo ser humano tem, para que consiga, gradativamente, compor músicas ou simplesmente tocá-las com originalidade e personalidade. Despertando a intuição e utilizando o lado direito do cérebro.

Nesta parte do nosso estudo iremos ter contato com a lógica da música – sua matemática e sua simetria – como se escreve e como se lê música. O embasamento teórico dará ao estudante instrumentos para a compreensão racional da música.

Esta é uma parte muito importante do estudo de qualquer instrumento ou canto. Ser afinado e conseguir afinar o instrumento é básico para qualquer músico. O ouvido musical precisa ser exercitado, assim, poderá rearranjar músicas conhecidas e tirar outras de ouvido sem a necessidade de partituras ou do instrutor.

Esta parte diz respeito ao desenvolvimento da coordenação motora necessária para a execução do instrumento com clareza e precisão. Dela constará exercícios didáticos necessários para a execução de determinado instrumento ou canto. Estes são colocados em ordem de dificuldade e baseados na precisão metronômica e repetição. Devem ser feitos com a maior frequência possível, diariamente.

Objetiva capacitar o aluno a tocar e/ou cantar qualquer estilo de seu interesse, estando ciente das leis que regem a música. Um músico que toca com “alma“ e sabendo o que está fazendo teórica e tecnicamente é um músico completo que todos almejam ser. Todo final de aula é reservado para a ampliação do repertório do aluno.

 

Método inspirado no modelo CLASP de Keith Swanwick, um dos maiores pedagogos da música – professor emérito do Instituto de Educação da Universidade de Londres, Swanwick é formado pela Royal Academy of Music, em Londres, um dos mais aclamados conservatórios musicais do mundo.

Os cursos da Cavallieri Escola de Música trabalham com estas 5 atividades de forma integrada, sempre respeitando o estágio musical em que cada aluno se encontra.
A escola busca atender aos anseios de cada aluno, que pode utilizar a música como hobby ou profissionalmente, considerando sempre o gosto de cada um.
As aulas são individuais ou em grupo e ocorrem de uma a três vezes por semana, de acordo com a intenção e disponibilidade do aluno.
Os cursos são dividido em 8 módulos de seis meses cada.
Ao final de cada semestre o aluno recebe certificado de conclusão do módulo mediante teste teórico e prático.

× Como posso te ajudar?