Proposta Pedagógica

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Proposta Pedagógica

É principalmente na proposta da composição e arranjo que cada aluno colabora segundo seus interesses, trazendo suas preferências musicais e assumindo funções diversas no uso de suas habilidades, fazendo surgir o instrumentista, o arranjador, o cantor, o maestro e o ouvinte crítico.

Aqui, nós seguimos o interesse do aluno em mostrar o seu universo musical e, a partir dele, trabalhar um repertório. O nosso estudo então possui as cinco facetas indispensáveis para uma boa formação musical.

Em A Basis for Music Education, Keith Swanwick (1979) propõe uma fundamentação abrangente para a integração das atividades através do Modelo C(L)A(S)P. No modelo, Swanwick enfatiza a centralidade da experiência musical ativa através das atividades de composição ,  apreciação e performance , ao lado de atividades de “suporte” agrupadas sob as expressões aquisição de habilidades – e estudos acadêmicos.

Os nossos instrutores estão sempre atentos ao desenvolvimento do aluno nessas cinco matérias:  CRIAÇÃO, TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO, TÉCNICA e PRÁTICA

Exploração do potencial criativo que todo ser humano tem, para que consiga, gradativamente, compor músicas ou simplesmente tocá-las com originalidade e personalidade. Despertando a intuição e utilizando o lado direito do cérebro.

Nesta parte do nosso estudo iremos ter contato com a lógica da música – sua matemática e sua simetria – como se escreve e como se lê música. O embasamento teórico dará ao estudante instrumentos para a compreensão racional da música.

Esta é uma parte muito importante do estudo de qualquer instrumento ou canto. Ser afinado e conseguir afinar o instrumento é básico para qualquer músico. O ouvido musical precisa ser exercitado, assim, poderá rearranjar músicas conhecidas e tirar outras de ouvido sem a necessidade de partituras ou do instrutor.

Esta parte diz respeito ao desenvolvimento da coordenação motora necessária para a execução do instrumento com clareza e precisão. Dela constará exercícios didáticos necessários para a execução de determinado instrumento ou canto. Estes são colocados em ordem de dificuldade e baseados na precisão metronômica e repetição. Devem ser feitos com a maior frequência possível, diariamente.

Objetiva capacitar o aluno a tocar e/ou cantar qualquer estilo de seu interesse, estando ciente das leis que regem a música. Um músico que toca com “alma“ e sabendo o que está fazendo teórica e tecnicamente é um músico completo que todos almejam ser. Todo final de aula é reservado para a ampliação do repertório do aluno.

 

Keith Swanwick é um dos maiores pedagogos da música – professor emérito do Instituto de Educação da Universidade de Londres, Swanwick é formado pela Royal Academy of Music, em Londres, um dos mais aclamados conservatórios musicais do mundo.

C –Composition (Criação);L- Literature studies (Teoria); – A – Appreciation (Percepção); S- Skill acquisition (Técnica)  e P -Performance – (Prática).

Os cursos da Cavallieri Escola de Música trabalham com estas 5 atividades de forma integrada, sempre respeitando o estágio musical em que cada aluno se encontra.

A escola busca atender aos anseios de cada aluno, que pode utilizar a música como hobby ou profissionalmente, considerando sempre o gosto de cada um.

As aulas são individuais ou em grupo e ocorrem de uma a três vezes por semana, de acordo com a intenção e disponibilidade do aluno.

Os cursos são dividido em 8 módulos de seis meses cada.

Ao final de cada semestre o aluno recebe certificado de conclusão do módulo mediante teste teórico e prático.