A voz, em determinadas profissões, representa um dos principais instrumentos de trabalho, o que torna fundamental conhecer a sua produção e os cuidados necessários para manter uma voz saudável.
A voz é produzida pelo ato expiratório dos pulmões e tem como trajeto a laringe, aonde situam as pregas vocais, faringe, laringe, cavidade oral e nasal. O ar que vem dos pulmões passa em alta velocidade pelo trato vocal criando uma pressão sobre as paredes, que fazem com que as pregas vocais se aproximem e entrem em vibração, resultando numa onda sonora, a voz. Resumindo, o som da nossa voz que é chamado de qualidade vocal é o resultado do fechamento e vibração das pregas vocais e da ressonância desse som no trato vocal e cavidade nasal. A qualidade vocal é única e intransferível, conferindo a identidade pessoal. A voz é o resultado do equilíbrio entre duas forças: a força que sai dos pulmões (aerodinâmica) e a força muscular da laringe (mioelástica). Se houver algum desequilíbrio nesse mecanismo, poderão ocorrer alterações na produção vocal.
O Curso de Canto pode seguir a técnica do Canto Lírico ou Popular ficando a critério e gosto do aluno.
Toda essa fisiologia e técnica é aprendida em 8 Módulos de seis meses cada um com testes ao final de cada semestre.
O aluno que finalizar todos os módulos com pelo menos 60% de aproveitamento estará apto a ingressar em uma faculdade de música e ou atuar no mercado profissional da música! Além do curso de Canto na Cavallieri o aluno tem aulas complementares onde ele pode atuar usando o aprendizado nas aulas do Encontro Musical (roda de violão), na Harmonia Vocal (grupo coral) e nas bandas de jovens e de adultos, além de participar do Bloco da Família que se apresenta em todos os Carnavais na porta da escola.