O acordeon é um instrumento de fole acionado pelo movimento das mãos. Sua mecânica permite a manipulação de dois recursos diferentes em cada lado do instrumento: os baixos na mão esquerda e o teclado melódico na mão direita.
O acordeon é uma grande referência da música popular brasileira. Seu timbre e linguagem têm muito da identidade musical do nordeste e do interior de alguns estados brasileiros. Na mão direita temos um teclado de cerca de três oitavas onde se desenham melodias e solos que expressam a linguagem musical. Do lado esquerdo, os dedos administram o baixo que conduzem a harmonia e a cadência. No centro temos o fole do instrumento que define, junto ao movimento dos braços, o ritmo e o estilo do sanfoneiro.
Para se tocar o acordeon é necessário um desenvolvimento de coordenação motora e ação combinada emtre os braços e mãos, conhecimento profundo da linguagem da música nordestina e européia, noções avançadas de harmonia e contraponto, concepções diatônicas e conhecimentos das teclas via didática tonal e modos gregos.
Quando o aluno chegar ao nível de conseguir tocar algumas músicas com qualidade ele é convidado a participar das aulas em grupo da oficina de percussão que treina para a festa junina da escola tocando os ritmos nordestinos tão típicos dessa época para que ele desenvolva a sociabilização através da música, tirando a inibição própria de quem está iniciando no instrumento e aprendendo a tocar em conjunto.